Quando um novo meio de comunicação surge sempre ouvimos o mesmo debate: será que um irá substituir o outro? Vimos essa situação no surgimento da rádio em relação ao jornal. Depois com o surgimento da TV todos temiam que o rádio iria desaparecer. Em seguida todos disseram que a televisão estava morta com o surgimento do streaming e por aí vai... Mas ai eu te pergunto, décadas depois, ainda lemos jornais, ouvimos rádio e assistimos TV, certo?

Ou seja, tão importante quanto o meio digital, a mídia impressa continua possuindo relevância no mercado e não há previsões de irrelevância tão cedo. 

O impacto de um outdoor, folder ou um flyer ainda são maiores que um anuncio em uma mídia digital. Até porque eles são universais, ou seja, são de fácil acesso a todos e não possuem nenhuma limitação que o impedem de passar sua mensagem. 

Em determinados segmentos, sua eficácia chega a ser maior devido a possibilidade de ser aplicado regionalmente ou diretamente a onde seu público-alvo está. Não podemos nos esquecer de sua durabilidade. Os anúncios em revistas impactam até 3 pessoas diferentes antes de ser descartado. 

O papel da gráfica também é um fator determinante para o sucesso da sua ação em uma mídia impressa. Estamos falando de algo palpável, que estará nas mãos das pessoas. Por isso, a qualidade de impressão, acabamento, tipo de material utilizado e as diversas possibilidades de aplicação fazem toda a diferença. 

 

Materiais impressos dificilmente serão extintos 

A mídia impressa é algo que todos estão habituados e a sua eficiência está mais que comprovada. Uma das mudanças que já está ocorrendo é integrar os meios de comunicação entre a mídia impressa e digital. 

Vasto poder de divulgação 

A mídia impressa não possui nenhuma limitação. Ela não depende de energia ou internet para cumprir o seu papel. Outro beneficio é que você pode determinar com precisão a onde ela vai ser distribuída. Você escolhe se quer impactar um estado inteiro ou apenas os frequentadores de determinado estabelecimento. 

Credibilidade em alta 

Uma das coisas que ainda causam desconfiança no Brasileiro é o que está na internet, ao contrário do impresso que passa mais confiança e credibilidade ao consumidor. 

Em uma pesquisa realizada pelo Kantar Media em 2018, aponta que a confiança do consumidor na mídia impressa é duas vezes maior que as das redes sociais. 

Rápida adaptação ao leitor 

Geralmente as peças impressas já são conhecidas pela maioria das pessoas, então ela não irá precisar descobrir seu funcionamento para então consumir a sua mensagem. Além disso, dependendo do material o seu conteúdo é objetivo e de fácil entendimento. 

Menor custo comparado a outras mídias 

A versatilidade do impresso proporciona que sua ação seja de acordo com a sua verba disponível sem necessariamente afetar a sua eficácia. Ele possui materiais que são específicos para os tipos de mensagem e aos objetivos da sua campanha. Sendo uma opção essencial no planejamento de qualquer campanha de sucesso. 

Afinal o impresso, ainda impressiona? 

Mas é claro que sim. A mídia impressa ainda continua sendo um dos principais meios de comunicação e para quem procura uma ação de comunicação bem-sucedida, dificilmente você não irá recorrer a um impresso. 

Sua eficácia não está comprometida e tão pouco ameaçada em relação a internet. As coisas mudam e se transformam, mas com inteligência e produção capacitada os resultados podem ser surpreendentes. 

Por isso que a Art Laser está sempre acompanhando as tendências e se consolidou como referência no mercado de impressos com a produção de mais de 2 milhões de folhetos diariamente.