Uma pauta muito importante dos últimos anos é a preocupação da indústria em geral com o meio ambiente. Com os altos índices de desmatamento e degradação do meio ambiente as gráficas acabam se tornando os primeiros alvos de críticas e acusações. 

Na realidade há diversas práticas e regulamentações para preservação do meio ambiente para empresas que trabalham com impressos em especifico. Algumas recomendações é sempre atentar-se aos produtos com certificações, pois dessa forma você estará adquirindo um produto sustentável que foi produzido de acordo com as normas e regras determinadas pelos órgãos regulamentadores.

Como a indústria gráfica está se adaptando as mudanças climáticas? 

Com o aumento da preocupação das pessoas com o meio ambiente a fiscalização também passou a ser mais rígida. As pessoas estão se conscientizando cada vez mais sobre as boas práticas para um planeta sustentável. 

Essa transição é importantíssima para frearmos as mudanças climáticas e tornar o mundo um lugar melhor para nós e para as próximas gerações.

Há um conceito muito presente nas industrias gráficas nos dias de hoje, é o “desenvolvimento limpo”, que busca se opor aos modelos de produção ultrapassados que consomem recursos naturais sem a devida responsabilidade. 

Sustentabilidade é uma forma de desenvolvimento e produção que seja capaz de garantir as necessidades de produção com responsabilidade de reposição e sem degradação da fonte da matéria prima utilizada. 

Por isso, grandes marcas possuem responsabilidade de reflorestamento para repor aqui que elas consumiram da natureza. Outra adaptação é a utilização de materiais que possuem origem certificada e ambientalmente correta, ou seja, aqueles que estão de acordo com os principais órgãos de regulamentação ambiental. 

Temos que ter ciência que antes da impressão em si, temos o processo de preservação e regulamentação das floretas, da certificação da madeira, do manejo correto das matas e do uso do solo. Até porque, o processo não envolve somente o papel, mas tintas e energia para manter os equipamentos de produção. 

Como é feita a fiscalização da indústria gráfica? 

Há diversos órgãos e certificações que servem para comprovar e fiscalizar a origem, processamento e destino correto dos materiais utilizados. A Art Laser possui certificação FSC (Forrest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) que é uma organização que promove o manejo responsável de floretas por todo o planeta. Além disso, há um manual técnico ambiental da indústria gráfica pela Abigraf, Sindigraf-SP e a ABTG.

Essas certificações e regulamentações, servem para fazer com que as empresas busquem soluções ecologicamente sustentáveis, além de evitar infrações e multas determinadas na legislação brasileira e internacional. 

O que você pode fazer para contribuir? 

Parece uma questão difícil ou complexa de ser colocada em prática, mas é bem mais simples do que imaginamos. Contribuir para um meio ambiente sustável não é preciso muito esforço. Um simples gesto pode fazer uma grande diferença, tal como consumir produtos que possuem certificação do FSC. 

A Art Laser possui uma dura diretriz interna para certificar o uso de material ecologicamente regulamentado. Não fazemos o uso do Papel Imune e sempre apostamos e acreditamos que o nosso maior valor é transformar o mundo por meio de palavras impressas e preservá-lo para que outras histórias possam continuar sendo contadas.