Um dos maiores desafios para quem trabalha com design em geral é acompanhar o mercado e as transformações constantes que podem acontecer do dia para a noite. Isso envolve diversos fatores como usabilidade, novas tecnologias e mudanças no gosto do seu publico alvo.
Quem atua na área já está acostumado com o habito de estar em constante atualização. A comunicação muda de modo rápido e se você não a acompanha você provavelmente irá executar uma campanha que não terá o seu devido impacto.
A seguir apresentaremos algumas tendências do mercado gráfico para que você não perca o “timing” e passe a realizar impressos de maneira cada vez mais eficaz, o que consequentemente irá ser revertido não somente no seu trabalho, mas nos números do seu negócio.
O temido degrade voltou!
Polêmico entre os designers e um elemento que divide opiniões, em 2019 o dégradé voltou com tudo. Abandonado em meados de 2007 com a ascensão do “flat design” hoje ele é aplicado como complemento ao flat design 2.0.
Presente nas principais marcas, suas composições de cores mais solidas trazem elegância e modernidade aos elementos gráficos atuais.
Confira abaixo o exemplo do que estamos falando nos logos de grandes empresas:
Show de cores vivas
Você já deve ter notado que o mundo gráfico anda bem mais colorido ultimamente. As empresas estão adotando cada vez mais cores vivas, que são tons mais claros e intensos que realmente chamam a atenção quando alguém olha para eles.
Amarelo, vermelho, verde e azul são cores que estão sendo frequentemente usadas nas produções gráficas.
Famílias tipográficas fortes e autenticas
Depois da onda do minimalismo onde se utilizava fontes simétricas, simples, sem serifa e fortes, hoje o cenário está praticamente ao inverso. As marcas estão buscando elementos que se relacionam com a essência da campanha.
A fonte é algo que não foge do conceito, estamos cada vez mais habituados a nos depararmos com fontes artísticas e extravagantes em determinadas peças.
Assimetria é a nova harmonia
Um layout assimétrico é distribuir os elementos da arte de forma desigual. A primeira impressão é que fique uma verdadeira bagunça, mas se aplicada com harmonia traz um ar moderno, jovem e super chamativo para a sua mensagem.
É um dos elementos que podem fazer a diferença em impressos devido a possibilidade de ser algo chamativo e que desperta a curiosidade de uma pessoa bem no primeiro contato.
Logotipos responsivos
Com a adoção e a evolução da tecnologia, sua marca deve ser vista e reconhecida em diferentes formatos no mundo online ou offline. Por isso, projetar uma marca ou até um material gráfico que seja responsivo e que possibilite sua derivação para diferentes formatos pode fazer com que sua empresa se diferencia das concorrentes e obtenha mais sucesso em suas ações de comunicação.
O mundo gráfico não para
Vemos cada vez mais o peso em que os elementos gráficos e visuais possuem na comunicação. As pessoas buscam cada vez mais praticidade e materiais relevantes. A concorrência aumentou e hoje você briga pela atenção de uma pessoa com centenas de outras marcas do mesmo segmento.
Tanto no mundo offline quanto o online, ficar atento as tendências e se atualizar não é apenas uma questão de vaidade, mas sim de necessidade, desse modo em que sua marca construí relevância e ações de comunicação eficientes que realmente tragam resultados para sua empresa.